Lista de música: Instrumental popular de Florianópolis

Eu estou há pouco mais de dois anos morando na grande Florianópolis e tenho vivido para confirmar o que os grandes veículos, assim como o público presente, tem falado a respeito da cena musical daqui: é uma cena contínua e crescente. Do choro ao jazz. Do erudito ao experimental. Da música popular e comercial mesclada à orquestra de câmara.

Para quem veio do Mato Grosso do Sul, um Estado em que impera as fugazes músicas comerciais radiofônicas; onde o acesso a diferentes formas de conteúdo musical é restrito a poucos eventos anuais ou internet; alegra-me em saber que existe constituído um cenário, aqui em Floripa, que permite o surgimento de músicos e grupos voltados para a música instrumental popular (e também erudita, diga-se de passagem) mesmo que, às vezes, a duras penas.

Exemplos recentes. Nestes últimos meses pude registrar o lançamento de dois discos no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), ambos com casa cheia. Lançaram trabalhos autorais o grupo Alujazz e também o guitarrista Cassio Moura (http://bit.ly/2gK8Cez). Sem contar que ainda houve a apresentação do Coletivo TAE (http://bit.ly/2gCMCQ4) no mesmo local. Apenas para citar a cena jazz. Quanto a outros gêneros musicais instrumentais, para citar apenas um, há poucos dias aconteceu o consagrado Floripa Instrumental, com gente daqui misturado aos de outras localidades.

Existem sempre apresentações acontecendo em Floripa com o próprio pessoal da cidade. Não há dúvidas. Seja no teatro, seja numa casa de show ou barzinho mais próximo de vocês e habitualmente com preços muito acessíveis ou mesmo gratuitos. Semana ou quinzenalmente tem Sexta Jazz AF no CIC (http://bit.ly/2gpKCgq), Jazz Monday com Leandro Fortes e convidados no The Black Swan Pub (http://bit.ly/2fVvjeE), eventos diversos na Casa de Nova, apresentações diversas na escola Compasso Aberto (http://bit.ly/2gCKXJZ), somente para citar alguns e os quais eu tenho conhecimento.

Com isso em mente, selecionei uma lista de músicas autorais do pessoal aqui de Floripa. Ouvirá música instrumental dos gêneros choro, samba, jazz, fusion. Conhecerá os trabalhos de Leandro Frotes, Cassio Moura, Entrevero Musical, Felipe Coelho, Silvia Beraldo, Skrotes, Luiz Gustavo Zago, Quarteto Rio Vermelho, Alegre Correa, Trama Trio.

Fotógrafo aficcionado por retratos. Um curioso pela música. Um apaixonado pelo cinema. (contato@bomtom.net)

Leave a Reply