Curso gratuito online sobre o mercado musical dos EUA.

Sabe o que é interessante quando se produz um podcast em que se pretende conversar sobre assunto relacionados à música? Você acaba entendendo que é muito importante aprofundar o conhecimento sobre diversos assuntos musicais para evitar de falar coisas desimportantes e enviesadas pois o que mais procuramos com os Bom Tom/Bom Som, é expandir o conhecimento e entendimento desse mundo musical. Temos essa preocupação pois sentimento que muito das discussões sobre esse conteúdo, geralmente ficam no âmbito do entretenimento ou notícias rápidas.

Livros. Revistas. Cursos online. Vídeos. Práticas da profissão de cada um. Conversas com pessoas que possam acrescentar algo e nos trazer pontos de vista diferentes para tornar o assunto mais relevante e heterogêneo. Tudo isso é feito sempre e felizmente parece que nunca acaba e esperamos que assim continue.

Por exemplo, comecei a fazer um curso bem interessante Understanding the Music Business: What is Music Worth?, pelo Coursera em parceria com a Universidade Venderbilt em Nashiville (Tennessee – EUA). Trata sobre o mercado musical norte-americano e como essa indústria tem se modificado drasticamente nos últimos anos, suas histórias e contradições. No curso são abordados temas como o colapso do mercado; diferença entre gravação em estúdio profissional e estúdio caseiro; artistas retiram suas músicas dos serviços de streaming por não pagarem bem; o aumento das vendas de vinis; entre tantos outros.

O curso Understanding the Music Business: What is Music Worth? é comandado por Jen Gunderman, professora assistente na Blair School of Music na Universidade de Vanderbilt, especialista em história da música popular norte-americana. Assim como musicista de estúdio e palco, e produtora.

Uma última questão. O curso é em inglês com legenda em inglês apenas.

Clique no link para ter acesso ao curso https://www.coursera.org/learn/musicbiz/

Fotógrafo aficcionado por retratos. Um curioso pela música. Um apaixonado pelo cinema. (contato@bomtom.net)

Leave a Reply